A Anglo American tem demonstrado seu compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão através de resultados palpáveis. A empresa tem trabalhado para consolidar uma cultura organizacional que é cada vez mais plural e representativa, por meio de metas ambiciosas e ações efetivas.
Dentre as conquistas mais significativas, ressalta-se o aumento da representatividade feminina em cargos gerenciais, que saltou de 19,3% em 2021 para 29,8% em 2024 — representando um crescimento de 10,5% ao longo de três anos. A meta global agora é atingir 40% até 2030 em cargos de diretoria, gerência executiva e consultoria. No Brasil, existe uma meta adicional para ampliar a presença de mulheres em funções de coordenação e especialistas, com ênfase na inclusão de mulheres negras.
A Anglo American ainda implementou melhorias infraestruturais para promover diversidade, equidade e inclusão, como a criação de salas de amamentação, uniformes inclusivos e adaptações físicas nos escritórios e operações para garantir acessibilidade.
Nosso país conta com uma gerência de Desenvolvimento, Cultura, Diversidade e Inclusão, que é responsável por um planejamento estratégico que visa solidificar a cultura de inclusão dentro da empresa. Desde 2018, a companhia conta com quatro grupos de afinidade: Somos+ Mulheres na Mineração, Somos+ LGBT+, Somos+ Raça e Etnia e Somos+ Pessoas com Deficiência.
Adicionalmente, a empresa tem promovido políticas e processos que visam a construção de um ambiente de trabalho seguro psicológica, inclusivo e diverso, através de iniciativas educacionais como rodas de conversa, trilhas de aprendizado e a distribuição de cartilhas informativas.
“Cada passo que damos é guiado pelos nossos valores e pelo compromisso de criar oportunidades reais para todas as pessoas”, afirma Letícia Guimarães, gerente de Desenvolvimento, Cultura e Diversidade, Equidade e Inclusão da Anglo American.