Sexta, 07 de novembro de 2025

Brasil registra 29 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas

Brasil registra 29 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas
Foto: SANDRO ARAÚJO/AGÊNCIA SAÚDE DF

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (10), que o Brasil conta com 29 casos confirmados de intoxicação por metanol, resultante da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. Esse número representa um aumento de cinco casos em relação à última quarta-feira (8).

Dos 29 casos, 25 estão em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. As notificações em investigação totalizam 217, um número inferior ao do balanço anterior, que registrava 235 suspeitas.

Além disso, o número de casos suspeitos que foram descartados aumentou, chegando a 249. Até o momento, os estados com casos confirmados de intoxicação por metanol são: São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A saúde pública está atenta a essa situação e, atualmente, São Paulo investiga 160 notificações, o que representa 73,73% do total, seguido por Pernambuco (31 suspeitas), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).

Nas informações divulgadas, o ministério confirmou que não houve novas mortes decorrentes da ingestão de metanol desde a última quarta. Até agora, cinco mortes foram registradas, todas no estado de São Paulo. Além disso, 12 óbitos estão sob investigação, com casos suspeitos no Ceará (1), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (3) e São Paulo (6).

*Com Agência Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias