A cidade de Itabira foi oficialmente integrada à rota do trem noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com início das operações programado para janeiro de 2026, durante a alta temporada. A informação foi divulgada por André Viana Madeira, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, após uma intensa mobilização junto à Vale e à concessionária da ferrovia, contando com o apoio da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Vale (Aposvale).
Com essa inclusão, os moradores de Itabira poderão embarcar por meio da baldeação na Estação Desembargador Drummond, em Nova Era, que já é utilizada durante o dia e agora se estenderá também ao período noturno.
André Viana enfatiza que essa conquista é fruto direto da articulação sindical e de sua atuação como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale. “Apresentamos essa reivindicação legítima dos moradores de Itabira, trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale, que agora poderão acessar as praias capixabas com mais facilidade durante as férias”, afirmou o dirigente sindical.
Operação Experimental e Início das Vendas
Inicialmente, Itabira não estava prevista para a operação noturna devido à necessidade de baldeio entre o município e Nova Era. Contudo, após as negociações do Metabase e da Aposvale, a Vale autorizou a inclusão do trecho em caráter experimental, com uma avaliação da demanda de passageiros.
“A companhia vai observar o uso e a adesão dos passageiros. Se houver baixa procura, ajustes podem ser feitos no futuro,” explicou André Viana, que acredita em uma alta demanda por parte dos itabiranos e dos moradores da região.
As passagens para o novo trem noturno estarão disponíveis a partir de 15 de novembro, porém os horários de partida e retorno ainda não foram divulgados.
Expansão do Serviço e Contrapartidas
O trem de passageiros da EFVM realiza diariamente o trajeto entre Belo Horizonte (MG) e Cariacica (ES), percorrendo 664 quilômetros e atendendo 42 municípios. A nova operação noturna foi idealizada para atender o aumento da demanda durante as férias e feriados, ampliando a oferta de assentos e o conforto dos usuários.
A ativação do novo serviço está entre as contrapartidas previstas no contrato de antecipação da renovação da concessão ferroviária, firmada entre a Vale e o governo federal. O acordo prorrogou a concessão da EFVM por mais 30 anos a partir de 2027, com o compromisso de investimentos e melhorias na malha ferroviária e na ampliação do transporte de passageiros.
A expectativa é que o número de passageiros mensais aumente de 70 mil para até 100 mil com o início das viagens noturnas.
Benefícios para Trabalhadores e Aposentados da Vale
Além da inclusão de Itabira no novo horário, trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale continuarão a ter direito a seis passes anuais gratuitos para uso familiar, conforme acordo coletivo de trabalho. Esse benefício permite que o titular e seus dependentes utilizem o trem de passageiros sem custos, fortalecendo a relação dos mineiros com o serviço ferroviário.
“É uma conquista trabalhista e também de Itabira, que precisa ser valorizada e aproveitada”, concluiu André Viana. Para ele, o trem da EFVM é mais do que um transporte seguro e acessível — é uma rota afetiva que conecta gerações de itabiranos às praias capixabas.
























