A atual onda de calor que atinge diversas regiões do Brasil desde o feriado de Natal está causando sérios transtornos no abastecimento de água em Itabira, no Médio Piracicaba. O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) alertou que o aumento das temperaturas resultou em um consumo elevado de água, comprometendo a distribuição em várias áreas da cidade.
No dia 26 de dezembro, o maior reservatório do município, chamado reservatório Milhão, que possui capacidade de quatro milhões de metros cúbicos, atingiu sua capacidade mínima.
De acordo com a nota divulgada pela autarquia, mesmo com todas as estações de tratamento em funcionamento pleno, o alto consumo ocasiona um esvaziamento mais rápido de alguns reservatórios, gerando desequilíbrio no sistema hídrico e afetando o fornecimento em locais específicos.
Os bairros mais impactados incluem: Água Fresca, Amazonas, Areão, Clóvis Alvim, Cônego Guilhermino, e muitos outros. Contudo, o sistema interligado de abastecimento pode gerar efeitos em toda a cidade.
“O uso responsável da água é fundamental para a recuperação dos níveis dos reservatórios e para garantir o abastecimento durante o período de calor intenso”, declarou Valdeci Luiz Fernandes Junior, diretor-presidente do SAAE.
A autarquia reforça a importância da colaboração da população e sugere algumas dicas práticas para economizar água:
- Evitar lavar calçadas e veículos com mangueiras;
- Reduzir o tempo de banho e fechar o chuveiro ao se ensaboar;
- Não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes;
- Reaproveitar água sempre que possível.

























