Sexta, 07 de novembro de 2025

Lula participa do Fórum da FAO e se encontra com o papa Leão XIV em Roma

Lula participa do Fórum da FAO e se encontra com o papa Leão XIV em Roma
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (13), em Roma, Itália, do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Durante a sua visita, ele também se reúne com o papa Leão XIV no Vaticano, marcando o primeiro encontro desde a eleição do papa em maio deste ano.

A comitiva presidencial chegou à capital italiana no domingo (12) e deverá retornar ao Brasil no mesmo dia do evento.

O convite para o fórum foi feito pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando Lula foi informado sobre a saída do Brasil do Mapas da Fome, indicando que a taxa de subnutrição no país está abaixo do limite de 2,5% da população.

Em evento em São Paulo, Lula destacou que “acabamos com a fome, outra vez, no Brasil” e pretende discutir o tema durante seu discurso no fórum.

O evento se estenderá até o dia 18 e celebrará os 80 anos da FAO, que desde 1945 atua para transformar sistemas agroalimentares, alinhando suas ações à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Aliança Global contra a Fome

Além disso, Lula participará da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que conta com a participação de ministros e representantes de agências da ONU e instituições civis. Co-presidido por Brasil e Espanha, o encontro terá um formato híbrido e avaliará os progressos desde a iniciativa ter sido criada em 2024.

Os principais tópicos incluem o andamento da Iniciativa de Implementação Acelerada que apoia países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia no combate à fome. Resultados dessa iniciativa serão apresentados em eventos futuros da ONU.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi lançada durante a presidência brasileira no G20 e já conta com quase 200 membros, incluindo 102 países e várias organizações internacionais.

Lula também inaugurará o espaço do Mecanismo de Apoio da Aliança, que servirá como secretariado e terá um escritório na FAO, além de pontos em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias