Quarta, 12 de novembro de 2025

Governo barra convocação de Frei Chico na CPMI do INSS com voto apertado

Governo barra convocação de Frei Chico na CPMI do INSS com voto apertado
Irmão de Lula não será convovado para depor na CPMI- Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A base governista na CPI mista do INSS decidiu, nesta quinta-feira (16), barrar a convocação de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um placar de 19 votos a favor e 11 contra. Frei Chico, que é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), está associado a uma investigação sobre descontos fraudulentos em benefícios previdenciários.

A Polícia Federal (PF) realizou ações contra o Sindnapi na semana passada, resultando no bloqueio de R$ 390 milhões em bens por determinação do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). É importante ressaltar que Frei Chico não é formalmente investigado.

Apesar da rejeição ao pedido de convocação, a CPMI ainda pode receber novas propostas de convocação por parte de seus membros. A oposição tem focado em Frei Chico, buscando associar seu nome às fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em seu depoimento, o presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, defendeu Frei Chico, afirmando que ele não exerce cargos administrativos na entidade, desempenhando apenas um papel simbólico de representação sindical. Ele afirmou: “Ele nunca teve esse papel administrativo no sindicato. Nada mais que isso. E não precisei, em nenhum momento, solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo”.

O deputado Luiz Lima (Novo-RJ) argumentou a favor da convocação, afirmando que Frei Chico precisa esclarecer seu papel no Sindnapi. Por outro lado, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) alegou que não há indícios concretos de que Frei Chico tenha participado das atividades investigadas. Ela ressaltou que ele está no sindicato há apenas um ano e ocupa uma função simbólica, sem envolvimento em movimentações financeiras.

Adicionalmente, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) revelou que, entre 2020 e 2025, o Sindnapi foi o terceiro maior receptor de descontos associados nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. Durante a CPI, foram quebrados os sigilos fiscais e bancários da entidade e do presidente do Sindnapi e sua esposa.

A base do governo também conseguiu impedir a quebra dos sigilos fiscais e bancários do ex-presidente da Previdência, Carlos Lupi, que se demitiu após as investigações, assim como da publicitária Danielle Miranda Fonteles, apadrinhada do PT e suposta beneficiária de transferências do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.

Na sessão desta quinta, a CPMI focou em convocar Clelia Lúcia de Camilo Antunes e Alexandre Caetano dos Reis, irmã e sócio de “Careca”, respectivamente, além do policial federal Philipe Roters Coutinho, afastado por envolvimento nas fraudes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias