Sábado, 15 de novembro de 2025

Itabira inicia racionamento de água na quarta; veja o cronograma de rodízio

Itabira inicia racionamento de água na quarta; veja o cronograma de rodízio
Represa da ETA Pureza, responsável pelo abastecimento de água de 60 bairros de Itabira – Foto: ACOM/Saae Itabira

A partir desta quarta-feira (24), Itabira implementará racionamento de água devido à severa estiagem que afeta o município, reduzindo drasticamente o nível dos mananciais. A decisão foi divulgada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e aprovada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), com previsão de validade até 30 de novembro, podendo ser prorrogada dependendo da situação hídrica.

O plano emergencial se divide a cidade em seis regiões, com cada uma tendo o fornecimento interrompido um dia por semana, das 7h30 às 21h. Não haverá suspensão aos domingos. Conforme explica Valdeci Fernandes Júnior, presidente do Saae, “o ‘Plano de Racionamento’ visa garantir justiça no acesso à água em tempos de escassez”.

As estações de tratamento de água (ETA) Pureza e Gatos, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 80 mil moradores, enfrentam sérios problemas, já que a ETA Pureza viu sua vazão cair de 130 l/s para 94 l/s, enquanto a ETA Gatos reduziu de 80 l/s para apenas 20 l/s.

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) reconheceu a gravidade da situação, afirmando que “essa medida é emergencial, mas temos planos para soluções definitivas, garantindo que nenhuma família fique desassistida”. O projeto ‘Rio Tanque’, em parceria com a Vale, deve ser concluído em até três anos.

Ações já em andamento

  • Captação emergencial no Córrego Rio de Peixe, com reforço diário de até 5 mil m³;
  • Aumento do fornecimento de água importada pela Vale (TAC 4) em 1.296 m³ por dia;
  • Reúso de água na ETA Gatos, recuperando 180 m³ por dia;
  • Correção de mais de mil vazamentos na rede;
  • Campanhas educativas para o uso racional da água.

Os serviços essenciais, como unidades de saúde, escolas e asilos, terão prioridade no abastecimento. A administração municipal também se compromete a fornecer caminhões-pipa caso necessário.

A população é orientada a colaborar com o uso consciente da água durante o racionamento. Essa ação é considerada imprescindível para enfrentar uma das estiagens mais severas já registradas na cidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias