O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou na quarta-feira (8) a nomeação de 459 candidatos aprovados no primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2024) para o cargo de analista técnico de políticas sociais.
A Portaria 8.730, que oficializa essa autorização, foi assinada pela ministra Esther Dweck e publicada no Diário Oficial da União.
Tarefas dos novos servidores
Os novos servidores públicos federais terão a responsabilidade de implementar e consolidar políticas sociais em diversas áreas, incluindo:
- Assistência social
- Saúde e previdência
- Emprego e renda
- Segurança pública
- Desenvolvimento urbano
- Direitos humanos
- Proteção à infância e juventude
Processo de Nomeação
Antes da nomeação, o MGI realizará a verificação de documentos e requisitos dos aprovados, garantindo que apenas aqueles que atendem todas as exigências sejam nomeados. Além disso, as nomeações estão sujeitas à disponibilidade orçamentária, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Sobre o CPNU 2024
O CPNU 2024, elevado a um novo padrão pelo governo, ofereceu 6.640 vagas e foi caracterizado por sua maior inclusão e eficiência. As provas foram aplicadas em 18 de agosto de 2024, e cerca de 76,8% dos selecionados foram aprovados em uma de suas três primeiras opções de vagas.
Dessa forma, o governo reitera o compromisso com a diversificação e inclusão dos novos servidores, que representam 908 municípios e incluem um terço de pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência.
Com Agência Brasil.
























