Em novembro, estão previstos para entrar em funcionamento três novos pórticos eletrônicos de pedágio na BR-381, trecho concedido entre Belo Horizonte e Governador Valadares, administrado pela Nova 381 S.A.. A operação, no entanto, depende da autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Atualmente, já estão em operação dois pórticos, um em Caeté (km 411,850) e outro em João Monlevade (km 345,270), que começaram a operar em setembro, quando o sistema de pedágio eletrônico do tipo free flow foi inaugurado.
A ANTT também havia autorizado a instalação de outras três praças eletrônicas de pedágio em setembro, nas localidades de Jaguaraçu (km 280,150), Belo Oriente (km 227,500) e Governador Valadares (km 176,550).
A Nova 381 informou que espera que os novos pórticos comecem a operar ainda em novembro, mas a autorização da ANTT é essencial para que essa fase se concretize. Assim que a autorização for divulgada, a empresa garante que informará amplamente os valores e as datas para início da cobrança.
Como funciona o sistema free flow
O modelo de pedágio adotado dispensa praças físicas e cancelas, realizando a cobrança através da leitura automática da placa do veículo ou com um TAG eletrônimo fixado no para-brisa. Motoristas que não possuem o TAG poderão acertar o pagamento em até 15 dias pela internet ou nos totens de autoatendimento localizados nos pontos de apoio da rodovia.
De acordo com o modelo já aplicado nos pórticos anteriores, as motocicletas seguem isentas da tarifa.

























