A Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga (ANBI) realizou, nessa quarta-feira, 11 de fevereiro, a eleição e cerimônia de posse da nova Diretoria, em sua sede, no bairro Cariru. O encontro reuniu associados e membros da nova gestão, oficializada com a assinatura da Ata de Posse na presença de Jorge Taniguchi, que encerrou seu mandato como presidente após um ano de trabalho à frente da instituição.
Elizabete Keiko Takahashi foi eleita presidente, tendo como vice, André Hidesada Bruzzi Tanaka. A eleição representa um marco histórico: Keiko é a primeira mulher a assumir a presidência da ANBI em mais de seis décadas de existência da entidade. Descendente de japoneses e atuante há anos nas atividades da associação, ela simboliza uma nova etapa na trajetória da instituição e reforça a presença feminina em espaços de liderança dentro da comunidade nipo-brasileira.
Representatividade feminina e continuidade das tradições
Além da presidência, Keiko também foi empossada como Diretora Educacional da ANBI, função que já exercia na gestão anterior. Sócia dedicada, construiu sua trajetória dentro da Associação participando ativamente de eventos e projetos culturais.
Atualmente, é líder do Grupo KouryuuDaiko, grupo de Taiko (tambor japonês) do Vale do Aço, e colaboradora do Seinenkai ANBI, grupo de jovens que estudam e celebram a cultura japonesa. Sua história pessoal se entrelaça com a da própria entidade, fortalecendo o compromisso com a preservação e a difusão das tradições japonesas na região.
Em seu discurso, a nova presidente destacou o sentimento de gratidão e responsabilidade diante do novo desafio. “Recebo essa missão com muita honra e gratidão. A essência da ANBI faz parte da minha história e da minha família. Agradeço a confiança dos associados e reafirmo meu compromisso de trabalhar com união, respeito às tradições e olhar atento às novas gerações. Nosso foco agora é fortalecer as atividades culturais, ampliar os projetos educacionais e manter viva a essência da cultura japonesa em Ipatinga”, afirmou Keiko.
Ao encerrar seu mandato, Jorge Taniguchi agradeceu aos associados, voluntários e parceiros que contribuíram durante sua gestão. “Foi um ano de muito esforço e dedicação para manter viva a chama das tradições japonesas dentro da ANBI. Trabalhamos com responsabilidade para fortalecer a entidade e garantir que nossas atividades continuassem a unir a comunidade. Deixo a presidência com a certeza de que a Associação segue em boas mãos”, declarou.
Uma história de mais de seis décadas
Fundada há mais de 60 anos, a Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga nasceu do desejo de imigrantes e descendentes japoneses de preservar suas raízes culturais e fortalecer os laços comunitários na região do Vale do Aço. Ao longo de sua trajetória, a ANBI consolidou-se como referência na promoção da cultura japonesa, realizando festivais, atividades educativas, oficinas, grupos culturais e eventos comemorativos que aproximam gerações.
A entidade também se destaca pelo trabalho de integração entre Brasil e Japão, promovendo valores como disciplina, respeito, cooperação e tradição, ao mesmo tempo em que se adapta às transformações sociais, e amplia a participação de jovens e mulheres em seus quadros.
E temos a honra de ser a primeira Associação Nipo-Brasileira de Minas Gerais a obter o Certificado de Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. Um reconhecimento pela dedicação à preservação da cultura em Ipatinga.
Atividades
Fazem parte das atividades da ANBI o Projeto Taiko Vale do Aço, com o Grupo KouryuuDaiko e sua mascote Don-Chan, o grupo de dança japonesa com o Shiawase Group Dance, o aikido com o Dojô Minamoto Aikido, o grupo de jovens Seinenkai ANBI, além das aulas de ginástica artística infantil em parceria com a ThatiGym. Em 2026 estão previstas as aulas de língua japonesa para iniciantes. As informações serão divulgadas em breve no perfil do Instagram @anbipatinga. Siga e acompanhe as atividades da Associação.
Com a posse da nova diretoria, a ANBI inicia um novo ciclo, mantendo o legado construído ao longo de seis décadas e reafirmando seu compromisso com a cultura, a união e a continuidade da história da comunidade nipo-brasileira em Ipatinga. A sede fica localizada na rua Suíça, 36, bairro Cariru.
























