Terça, 11 de novembro de 2025

Ousmane Dembélé é coroado com a Bola de Ouro 2025; confira os premiados

Ousmane Dembélé é coroado com a Bola de Ouro 2025; confira os premiados
Foto: Reprodução/X/@ballondor

O atacante francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain (PSG), conquistou nesta segunda-feira (22) a Bola de Ouro, superando o jovem astro espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, e sendo eleito pela primeira vez como o melhor jogador do mundo.

Dembélé recebeu o troféu das mãos de Ronaldinho Gaúcho no Théâtre du Châtelet, em Paris. Sua vitória impediu que o Brasil voltasse a ter o melhor jogador do mundo, título que não conquista desde 2007, quando foi vencido por Kaká. Apesar das expectativas, o brasileiro Raphinha ficou em quinto lugar na votação.

“Foi uma temporada fantástica,” disse Dembélé visivelmente emocionado. “Estou nervoso, mas muito orgulhoso de tudo que alcancei na minha carreira.”

O jogador francês, considerado a estrela da última Champions League após levar o PSG ao seu primeiro triunfo no torneio, obteve êxitos que Neymar, seu compatriota, não conseguiu em suas seis temporadas no clube. Dembélé foi adquirido por 50 milhões de euros, correspondente à sua multa rescisória junto ao Barcelona.

Ponto importante: Dembélé teve que ajustar seu estilo de jogo sob a orientação de Luis Enrique, redefinindo-se como um atacante goleador. Ao longo da temporada, ele acumulou 35 gols e 16 assistências em 53 jogos.

A PREMIAÇÃO

A Bola de Ouro é um prêmio tradicional, criado em 1956 e entregue pela 69ª vez este ano. Desde 2016, é concedido novamente de forma independente, após a parceria com a FIFA ter sido encerrada.

Na votação deste ano, mais de 100 jornalistas de diferentes países participaram, atribuindo pontos aos 30 finalistas selecionados por uma comissão da France Football. O representante brasileiro, Cléber Machado, mais uma vez fez parte do júri.

Confira os demais premiados:

  • Melhor jogador sub-21: Lamine Yamal
  • Melhor jogadora: Aitana Bonmatí
  • Melhor técnico masculino: Luis Enrique
  • Melhor goleiro: Gianluigi Donnarumma
  • Clube do ano (masculino): PSG

O evento também homenageou outros destaques do futebol feminino e masculino, mas o Brasil não conseguiu levar nenhuma das premiações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias