Sábado, 13 de junho de 2026

São Gonçalo do Rio Abaixo avança na criação do Plano Municipal pela Primeira Infância

São Gonçalo do Rio Abaixo avança na criação do Plano Municipal pela Primeira Infância
Foto: Divulgação/ Prefeitura

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo deu início à elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), com a formação de um Comitê Intersetorial. Este comitê será responsável pela construção do documento que visa garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos incompletos.

O plano terá uma vigência de dez anos e busca organizar políticas públicas integradas nas áreas de saúde, educação e assistência social. Este projeto está alinhado às diretrizes da Lei Federal nº 13.257, que institui o Marco Legal da Primeira Infância, assim como o Plano Nacional pela Primeira Infância.

A administração municipal afirma que o PMPI será elaborado com base em diagnósticos e com a definição de indicadores, metas e estratégias que terão foco no desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida.

ETAPAS DO PLANO

A elaboração do documento se dividirá em sete etapas. A primeira fase contempla ações de sensibilização e articulação intersetorial, juntamente com a formação do comitê responsável. Na sequência, será realizado um diagnóstico municipal que incluirá coleta e análise de dados sobre a realidade da primeira infância no município, utilizando ferramentas de Business Intelligence (BI).

O processo contará com a participação da população através de audiências públicas, fóruns e oficinas, e prevê também a escuta direta das crianças durante a elaboração do plano.

Após a sistematização dos dados, será criado o Marco Lógico do PMPI, reunindo as diretrizes e prioridades municipais. Na fase seguinte, ocorrerá a redação do documento, que incluirá detalhamento de metas, indicadores e planos de ação.

VALIDAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Antes de sua implementação, o plano será validado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e, posteriormente, encaminhado à Câmara Municipal para a sua institucionalização por meio de lei.

A etapa final concentrará na implementação, monitoramento e avaliação contínua das ações previstas, com o acompanhamento periódico dos resultados.

Entre os benefícios destacados pela Prefeitura estão a continuidade das políticas públicas voltadas à infância, independentemente de mudanças de gestão, além da ampliação e universalização dos serviços destinados às crianças.

Com essa iniciativa, o município reforça o compromisso com a proteção e o desenvolvimento integral da primeira infância, considerada uma fase essencial para a formação humana e para o progresso social.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias