A Prefeitura de João Monlevade emitiu um alerta neste domingo (28) informando que a onda de calor que atinge a cidade desde o feriado de Natal pode impactar o fornecimento de água. Em uma nota divulgada pelo Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE), foi ressaltado que as altas temperaturas têm levado a um aumento no consumo de água, impactando o abastecimento hídrico no município.
O DAE faz um apelo para que os cidadãos moderem seu consumo para evitar a escassez: “Consumir menos agora é garantir água para todos. Colabore. Entenda o momento. Seja consciente. Faça a sua parte. O DAE agradece a compreensão e a colaboração de todos”.
De acordo com o aplicativo Foreca, a temperatura em João Monlevade variou entre 22°C e 33°C no sábado (27) e entre 21°C e 34°C no domingo. Para esta segunda-feira (29), a previsão é de que os termômetros marquem entre 22°C e 35°C, com sol forte e céu limpo durante todo o dia. A sensação térmica pode atingir 35°C entre 14h e 15h.
As altas temperaturas observadas em várias regiões do Brasil afetam também o abastecimento em cidades vizinhas. O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) também alertou sobre os prejuízos causados pelo calor extremo e pelo aumento do consumo. Segundo comunicado do Saae, o conjunto de reservatórios Milhão, o maior da cidade, que possui capacidade para 4 milhões de metros cúbicos, chegou a zerar.

























