Sábado, 07 de fevereiro de 2026

Prefeito de Itabira exalta o Carnaval como motor cultural e econômico

Prefeito de Itabira exalta o Carnaval como motor cultural e econômico
Foto: Reprodução/Vídeo/DeFato Online

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), destacou a importância do pré e do Carnaval da cidade como expressões significativas da identidade cultural local e como impulsionadores de desenvolvimento econômico e social. Segundo ele, a festa se consolidou como uma referência em Minas Gerais, tanto pela organização quanto pelo grande alcance popular.

 

“É uma festa tradicional no Brasil todo e Itabira também tem essa tradição. Desde as escolas de Mestre Tobias e, mais recentemente, os blocos capitaneados pelo nosso querido Nandy, Que Deus os tenha; são duas figuras do nosso Carnaval que deixaram um legado”, afirmou o prefeito, relembrando importantes personalidades ligadas à folia.

 

Marco Antônio Lage enfatizou que o município revitalizou a organização do evento, agora com uma estrutura e padrão elevados. “É um legado de muitos anos que volta a ser organizado com excelência. Deste ano, estamos ocupando a avenida Daniel de Grisolia, e este pré-Carnaval já está sendo considerado um dos melhores do interior de Minas Gerais, assim classificado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo,” destacou.

 

Além do aspecto cultural, o prefeito apontou os efeitos financeiros da festa. “Eventos de qualidade fomentam uma economia ativa, vibrante e circular, criando oportunidades para barraqueiros e artesãos. O material residual da decoração de Natal foi reaproveitado para este Carnaval, gerando renda para muitas famílias,” disse.

 

O caráter democrático e seguro da celebração também foi sublinhado. “É um Carnaval inclusivo, no qual as famílias podem participar, celebrando a diversidade com música, folia e figurinos criativos,” observou.

 

Para Marco Antônio Lage, os blocos desempenham um papel fundamental na transformação de Itabira em um polo cultural. “A criatividade presente nos blocos marca a nossa vocação de cidade criativa e torna o pré-Carnaval um ponto de referência em Minas Gerais,” concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias