Sexta, 26 de junho de 2026

São Gonçalo do Rio Abaixo inaugura a Rodovia Darcy Ribeiro, promovendo mobilidade urbana

A inauguração da Rodovia Municipal Darcy Ribeiro em São Gonçalo do Rio Abaixo representa um marco no desenvolvimento da infraestrutura e mobilidade urbana local.

São Gonçalo do Rio Abaixo inaugura a Rodovia Darcy Ribeiro, promovendo mobilidade urbana
Rodovia é homenagem a Darcy Ribeiro, antropólogo e ex-ministro da Educação

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inaugurou, na tarde de quinta-feira (25), a Rodovia Municipal Darcy Ribeiro. Esta importante obra de mobilidade urbana agora integra a malha viária do município, criando um novo corredor de acesso entre os bairros Santa Efigênia (Patrimônio) e Guanabara (Piçarrão), com ligação direta à BR-381.

A nova via possui aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão e representa mais um significativo investimento em infraestrutura, realizado com recursos próprios do município. Inicialmente projetada como Avenida Contorno Leste, a rodovia foi nomeada em homenagem ao renomado antropólogo e educador Darcy Ribeiro, reconhecido nacionalmente por sua defesa da educação pública e do ensino em tempo integral. A escolha do nome simboliza a união entre dois pilares fundamentais que marcam o desenvolvimento de São Gonçalo do Rio Abaixo: infraestrutura e educação.

Além de oferecer uma nova alternativa de deslocamento para os moradores e motoristas, a rodovia contribui para a redução do fluxo de veículos pesados na região central, melhora o escoamento da produção, facilita o acesso aos bairros e proporciona mais segurança, especialmente em períodos de chuvas intensas. Essa obra também fortalece a posição estratégica do município ao lado da BR-381, acompanhando o crescimento econômico e urbano da localidade.

Durante a solenidade, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, conhecido como Nozinho, enfatizou que a entrega da rodovia é um reflexo do planejamento de longo prazo da administração municipal.

“A Rodovia Darcy Ribeiro é nosso compromisso de planejar hoje a cidade que queremos para o futuro. Estamos investindo em infraestrutura para melhorar a vida das pessoas, facilitar a mobilidade, impulsionar o desenvolvimento econômico e preparar São Gonçalo do Rio Abaixo para continuar crescendo com organização, responsabilidade e qualidade de vida.”

O prefeito também ressaltou que a obra é parte de um conjunto de investimentos estruturantes realizados nos últimos anos, formando uma rede viária que amplia a capacidade de desenvolvimento do município. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, vereadores, secretários, servidores públicos, lideranças comunitárias e moradores, que acompanharam o descerramento da placa de inauguração da nova rodovia.

CONTEÚDO: ASCOM/PSGRA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias