A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na quarta-feira (7), a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis das marcas Nestlé: Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. A medida cautelar, divulgada na Resolução 32/2026, foi tomada em decorrência do risco de contaminação por cereulide, uma toxina gerada pela bactéria Bacillus cereus.
O consumo de produtos afetados pode causar sintomas graves como vômito persistente, diarreia e letargia, a última caracterizada por sonolência intensa e lentidão nas reações e no raciocínio.
A ação tem um caráter preventivo e ocorre em conjunção a um recolhimento voluntário global iniciado pela fabricante, devido à contaminação identificada em ingredientes provenientes de um fornecedor de óleos na Holanda.
Como proceder
A Anvisa orienta os consumidores a verificarem o número de lote impresso nos rótulos das fórmulas. Caso o produto pertença a um dos lotes afetados, deve-se abster de consumi-lo. Os lotes que não estão relacionados à resolução permanecem liberados.
Para troca ou devolução, os consumidores devem contatar diretamente a Nestlé Brasil Ltda. pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
Se uma criança apresentar sintomas após o consumo de algum dos lotes afetados, é crucial levá-la imediatamente a um médico, informando qual produto foi consumido e, se possível, apresentando a embalagem.




























