O Samba na Gamboa, a tradicional roda de samba da TV Brasil, alcançou a impressionante marca de 600 programas, apresentado pela cantora e compositora Teresa Cristina. No episódio deste domingo (31), Teresa recebe a renomada cantora Roberta Sá, às 13h.
Desde sua estreia em dezembro de 2008, inicialmente sob a direção de Diogo Nogueira, o programa já recebeu uma série de ícones do samba, além de artistas de outros gêneros, combinando novos talentos com renomadas personalidades da música brasileira.
Em uma análise sobre a significativa proposta do programa, Teresa Cristina destaca: “O Samba na Gamboa abre espaço para talentos das novas gerações e veteranos. Ele vai além, pois não é apenas uma atração musical; apresenta a obra do entrevistado e do artista homenageado”.
“Estou muito comovida ao assistir aos programas, como o da Mônica Salmaso em homenagem a Elizeth Cardoso e o do Vidal Assis falando sobre Elton Medeiros. Fazer parte dessas 600 edições me emociona bastante”, ressalta Teresa.
O programa é exibido também no app da TV Brasil e pelo YouTube. Além do episódio aos domingos, novidades também podem ser ouvidas na Rádio Nacional aos sábados ao meio-dia.
Papo Musical com Roberta Sá
No programa comemorativo, Roberta Sá celebra seus 20 anos de carreira discográfica, relembrando seu início artístico e sua relação com o samba. Durante a entrevista, a cantora performa músicas como “Amanhã é Sábado”, “Me Erra” e outras composições significativas, que fazem parte de seu disco mais recente, Sambasá (2022).
“Em 2025 completo 20 anos de carreira discográfica. Comecei mais ou menos em 2002 cantando MPB, mas já abri meu primeiro disco com um samba. O samba me salvou de diversas maneiras”, revela Roberta.
Pesquisa Musical e Emoções
Teresa Cristina menciona sua paixão pela pesquisa sobre compositores e artistas, afirmando: “Gosto de estudar sobre os compositores, cantores e artistas em geral. Essa é a minha vida”. Ela reflete sobre as emoções vivenciadas ao longo de sua trajetória na apresentação do programa, incluindo momentos marcantes de suas interações e as canções que evocam memórias pessoais.
“Alguns momentos me emocionaram muito, como quando um convidado canta uma música que lembra minha mãe”, conta Teresa, entregando-se à emoção que o programa representa para ela.
Sobre o Programa
A nova temporada, sob a direção de Shirlene Paixão e roteiro do jornalista Leonardo Bruno, foi gravada no Teatro Ruth de Souza e tem como cenário um ambiente que remete à Gamboa. Teresa, além de cantar, se destaca por sua habilidade como entrevistadora, trazendo à tona as ricas histórias do samba brasileiro com sensibilidade e conhecimento.
Artistas renomados como Áurea Martins, Dorina, Jorge Aragão, Moacyr Luz e muitos outros marcam presença nesta nova temporada. A produção busca valorizar compositores que frequentemente não recebem o reconhecimento merecido.
A temporada também prestará tributo a grandes nomes do samba que já partiram, garantindo que suas contribuições não sejam esquecidas.


























