Durante a posse de Edinho Silva na presidência do PT, o presidente Lula defendeu uma postura firme, mas equilibrada nas negociações internacionais, especialmente no diálogo com os Estados Unidos. Ele ressaltou que é essencial que o Brasil não se subordine ao dólar e que deve ser respeitado em suas proporções econômicas e estratégicas. “Nós temos interesses econômicos, estratégicos. Não somos uma republiqueta“, afirmou Lula.
O presidente também mencionou o cenário complicado da política global, onde “enfrentar a extrema direita era mais fácil quando tínhamos Fernando Henrique Cardoso na oposição, que era uma oposição civilizada”. Agora, ele observa que as disputas políticas são mais hostis, com os adversários se considerando inimigos.


























