Sábado, 15 de novembro de 2025

Lançamento do Roteiro Turístico na Ilha do Combu Atrai Turistas para Belém

Lançamento do Roteiro Turístico na Ilha do Combu Atrai Turistas para Belém
© Macio Ferreira/Divulgacão Rota Combu

O crescente interesse de turistas pelo estado do Pará, impulsionado pela 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, resultou na criação de um novo roteiro turístico na Ilha do Combu. Este projeto será oficialmente anunciado nesta quarta-feira (8), no Rio de Janeiro, durante a feira Expo Abav.

De acordo com o coordenador do Comitê de Turismo Sustentável da Ilha do Combu, Mário Carvalho, a nova rota visa aumentar a permanência dos visitantes na região, que atualmente tende a ser limitada a algumas horas. “O produto Rota Combu será oferecido com duração de dois dias e uma noite, ou três dias e duas noites, onde o visitante viverá uma gama de experiências, acompanhado por um guia em uma embarcação que o conduzirá a todos os pontos de interesse”, explica.

A Ilha do Combu, situada a apenas 15 minutos da área continental de Belém, é uma Área de Preservação Ambiental (APA) que abriga ecossistemas preservados e uma rica produção agroflorestal. Além disso, a ilha conta com restaurantes que oferecem o melhor da culinária típica da Região Norte.

Segundo Carvalho, a experiência na ilha incluirá interações com a rotina da população ribeirinha, como a revoada de pássaros ao amanhecer e a degustação de refeições regionais, como o açaí fresco acompanhado de peixe frito. Os visitantes também poderão aprender sobre manejo sustentável de produtos como cacau, açaí e andiroba, cultivados tradicionalmente na região.

O roteiro foi desenvolvido pela colaboração de empresários de 14 cadeias produtivas da Ilha do Combu, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará). “Uma rede foi construída a partir de exemplos existentes, com capacitação para que novos integrantes pudessem atender aos padrões necessários para fazer parte da rota”, afirma Carvalho.

A autenticidade da experiência amazônica foi enfatizada pelo diretor-superintendente do Sebrae Pará, que destacou o potencial do turismo na bioeconomia da região. A Rota Combu também será uma janela para a valorização da cultura local e ancestralidade, humanizando ainda mais a experiência do turista.

A rota será disponibilizada online a partir de sexta-feira (10) e já conta com a certificação da organização holandesa Green Destinations, destacando suas práticas sustentáveis. “Obtivemos medalha de prata nesta certificação, afirmando que já nascemos como um destino que se compromete com práticas verdes”, conclui Carvalho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias