O Brasil alcançou um marco histórico no turismo, registrando no mês de setembro a chegada de 570.934 turistas internacionais, representando um crescimento de 28,2% em relação ao mesmo período de 2024. Este volume de visitantes é 45% superior ao ano anterior e marcou a superação da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa 6,9 milhões de chegadas para 2025. Com isso, o país já supera a meta em 2,9% ao final de setembro, configurando um recorde histórico.
Segundo dados levantados, a Argentina é o principal país emissor, com mais de 2,7 milhões de visitantes entre janeiro e setembro. Outros países que contribuem para essa alta incluem Chile e Estados Unidos, que enviaram 604.786 e 564.160 turistas, respectivamente. Na Europa, França, Portugal e Alemanha somaram 537.589 visitantes durante o mesmo período.
O Ministério do Turismo destaca que a valorização da diversidade e da sustentabilidade teve um papel fundamental para impulsionar a imagem do Brasil no exterior. Em palavras do presidente da Embratur, Marcelo Freixo: “Esse recorde histórico é fruto de um trabalho sério do Governo Federal para reconstruir a imagem do Brasil no mundo, como um destino de diversidade e sustentabilidade. O turismo está ajudando a mover a economia e a transformar vidas”.
























