Quinta, 25 de junho de 2026

TST aprova acordo que beneficia famílias das vítimas de Brumadinho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) homologou um acordo em Brasília que beneficia os familiares das vítimas do desastre de Brumadinho, encerrando processos judiciais pendentes.

TST aprova acordo que beneficia famílias das vítimas de Brumadinho
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) homologou, nesta quarta-feira (30), em Brasília, um acordo entre a Vale S.A. e os familiares das 272 vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019. Esta medida beneficiará todos que aderirem ao acordo e encerrará 24 processos que tramitavam na justiça trabalhista.

No total, 272 pessoas perderam a vida na tragédia, incluindo duas crianças de mulheres grávidas na época. Desse total, 250 trabalhadores tinham vínculo formalmente estabelecido com a Vale, além de outras vítimas sem essa relação com a mineradora. O acordo abrangerá todos os herdeiros dos afetados, independentemente de terem ou não vínculos com a empresa ou ações judiciais prévias.

O ministro Mauricio Godinho Delgado, vice-presidente do TST e coordenador do trabalho do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc), enfatizou a importância de soluções conciliatórias que atendam a todos. “De forma inédita, [a medida] incluirá também as pessoas que sofreram perdas judiciais por fatores processuais”, destacou.

Representando a Vale, o diretor jurídico de Reparação, Humberto Moraes Pinheiro, assinou o acordo ao lado de Nayara Porto, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Brumadinho (Avabrum).

Significado da Decisão

Embora o valor do benefício a ser pago a cada família não tenha sido divulgado por questões de segurança, o acordo define um padrão de tratado que será aplicável a todas as vítimas.

A coordenação da Cejusc teve apoio técnico do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, totalizando mais de 950 horas de trabalho.

O vice-presidente do TST também referiu-se ao acordo como um marco, ocorrendo em um mês significativo para a Justiça Trabalhista, coincidente com o Dia do Trabalhador, em 1º de maio. Ele ressaltou o papel fundamental da Justiça do Trabalho na proteção da população brasileira e dos trabalhadores vulneráveis.

COM AGÊNCIA BRASIL

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias