Terça, 11 de novembro de 2025

Tarcísio de Freitas propõe trabalho de presos na limpeza após chuvas em SP

Tarcísio de Freitas propõe trabalho de presos na limpeza após chuvas em SP
Foto: Reprodução

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou uma proposta inédita para utilizar presos do regime semiaberto na recuperação das cidades impactadas pelas intensas chuvas que castigaram o Estado de São Paulo no dia 22 de setembro. A iniciativa foi discutida em reunião realizada com prefeitos de 56 municípios no Palácio dos Bandeirantes.

A proposta, que ainda precisa da autorização do Judiciário, já começou a ser implementada na cidade de Cajamar, a mais afetada, onde os detentos já estão contribuintes com a limpeza urbana e a remoção de entulhos e árvores que obstruem as vias. O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, coronel Henguel Ricardo, destacou essa ação como um “recurso adicional” para restabelecer a normalidade nas cidades afetadas.

As fortes tempestades do último dia 22 causaram emissão de 33 ocorrências registradas, com desabamentos, quedas de árvores e destelhamentos, afetando também hospitais, escolas e indústrias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram chamados 792 casos relativo a quedas de árvores e 27 para desabamentos.

Além do uso de mão-de-obra prisional, o governo paulista apresentou outras medidas de assistência às prefeituras, como orientações para a declaração de situação de calamidade e envio de telhas a imóveis danificados. O alto nível de colaboração entre as concessionárias de energia elétrica foi convocado para garantir a velocidade na recuperação da infraestrutura.

“O governador Tarcísio tomou a iniciativa logo pela manhã e já estamos com a autorização para a visitação dos presos que atuarão no auxílio à limpeza das cidades atingidas”, informou Ricardo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias