Sábado, 08 de novembro de 2025

Operação Freedom: 35 detidos e 1 morto em ação contra Comando Vermelho na Bahia

Operação Freedom: 35 detidos e 1 morto em ação contra Comando Vermelho na Bahia
Foto: PCBA/Divulgação

Na manhã desta terça-feira (4), a Polícia Civil da Bahia executou a Operação Freedom, resultando na prisão de ao menos 35 indivíduos suspeitos de ligação com o crime organizado, especificamente com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

A operação surgiu com o intuito de desarticular as operações armadas e financeiras da facção no estado, contando com o suporte da Polícia Militar da Bahia, da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Federal.

Mandados de prisão estão sendo cumpridos em locais como Salvador, Eusébio, Ilhéus e Aratuípe. Adicionalmente, 51 contas bancárias associadas aos investigados foram bloqueadas pela Justiça.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, um homem foi morto ao reagir à ação da polícia. O falecido, que não constava na lista dos alvos, tinha histórico criminal e era conhecido por organizar ataques a rivais do CV. Ele foi baleado ao tentar reagir durante a abordagem policial no bairro Uruguai, na Cidade Baixa de Salvador.

A Operação Freedom é resultado de investigações iniciadas em 2022, que identificaram os principais suspeitos de envolvimento em pelo menos 30 homicídios na capital baiana, assim como a expansão das atividades do CV para outras cidades do estado.

Entre os detidos está um casal apontado como líderes das operações da facção em Salvador. O homem, ainda não identificado, seria o responsável pela organização do tráfico de drogas, enquanto sua parceira ficou encarregada das finanças da organização. Ambos foram capturados em Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza.

A ação na Bahia acontece uma semana após a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizar a Operação Contenção contra a mesma facção, resultando em 121 mortes, conforme estimativas.

Para mais informações sobre segurança pública e combate ao crime organizado, siga nossas atualizações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias