O Sebrae Minas anunciou a prorrogação das inscrições para o edital de seleção de bolsistas do Programa ALI Produtividade, que agora podem ser realizadas até o próximo domingo, 15 de fevereiro. A iniciativa disponibiliza 17 vagas imediatas e 170 no cadastro de reserva, abrangendo 85 municípios em Minas Gerais, com algumas oportunidades ainda disponíveis em Caratinga e João Monlevade.
Os interessados devem ter formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), independentemente da área, e podem se inscrever através do site Sebrae. As atividades para os selecionados têm início previsto para 1º de julho, com duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas por mais 6 meses.
O programa tem como objetivo fomentar a inovação em pequenos negócios mediante acompanhamento técnico, visando a redução de custos, melhorias na produtividade e refinamento de produtos, serviços ou processos. Segundo Thais Silva, analista do Sebrae Minas, “os agentes irão prospectar e acompanhar empresas por seis meses, realizando diagnósticos, sugerindo ferramentas de inovação, avaliando indicadores e preparando relatórios para incentivar a cultura inovadora”.
A seleção será composta por análise de currículos e documentos, prova de conhecimentos, dinâmica de grupo e entrevistas individuais online. Os profissionais selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 5 mil, sem vínculo empregatício. Em 2025, o Programa ALI Produtividade beneficiou mais de 6 mil pequenos negócios, com os participantes reportando um aumento médio de 11,8% no faturamento e 31% na produtividade, de acordo com dados do programa.
























