Domingo, 07 de junho de 2026

São Gonçalo: Programa Mudança de Estilo de Vida avança na Atenção Primária

São Gonçalo: Programa Mudança de Estilo de Vida avança na Atenção Primária
Divulgação - Acom - PMSGRA

Com foco na prevenção e no cuidado de doenças crônicas, o Programa Mudança de Estilo de Vida (MEV), implantado há três anos, está presente em todas as Unidades Básicas de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo e vem fortalecendo a Atenção Primária.

A iniciativa abrange seis pilares: alimentação saudável, atividade física, sono de qualidade, controle do estresse, relações sociais positivas e redução do uso de substâncias como álcool e drogas. As ações são desenvolvidas em grupos mensais, onde os participantes recebem orientações práticas para adotar novos hábitos.

De acordo com a Prefeitura, a nutricionista Camila Guerra atende mensalmente as 16 unidades de saúde e coordena grupos específicos do MEV nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Guanabara, Recreio e Patrimônio. Os encontros são voltados principalmente para pacientes com alterações em exames laboratoriais que ainda não fazem uso de medicação, com foco na prevenção e reversão de quadros iniciais.

Camila ressalta que pequenas mudanças podem trazer resultados significativos: “Nosso objetivo é orientar os pacientes a adotar hábitos que previnam doenças e promovam mais qualidade de vida”.

Usuários relatam melhorias. Glória de Oliveira, 80 anos, utiliza as orientações para controlar a glicose. José Gonçalves Ribeiro, 52, elogia as informações recebidas após alterações no colesterol. Já Maria da Conceição Alves, 71, destaca que as dicas auxiliam diretamente no tratamento e serão repassadas para quem cuida de sua alimentação.

O programa foi destaque na 18ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada em Goiânia em 2023, reforçando a importância da promoção da saúde como estratégia central no cuidado à população.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias