Em um anúncio feito nesta segunda-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informaram que o governo federal vai investir R$ 1,4 bilhão em infraestrutura e na produção de vacinas e insumos imunobiológicos no Instituto Butantan, localizado em São Paulo.
O investimento é parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com a expectativa de que o Instituto Butantan também aporte R$ 400 milhões para a expansão e modernização de suas instalações.
“Enquanto eu tiver possibilidade de ajudar, não faltará dinheiro para a pesquisa, nem no Butantan e nem em outro instituto de pesquisa desse país”, afirmou Lula durante a cerimônia.
O presidente fez um apelo contra as fake news que descredibilizam a vacinação e enfatizou a necessidade de convencer a população a voltar a se vacinar como no passado.
Aplicação dos Recursos
Os recursos anunciados visam a modernização de instalações que já produzem tecnologias avançadas, como vacinas baseadas em RNA mensageiro. Entre os projetos estão:
- Construção de uma fábrica de vacina tetravalente contra o Papilomavírus Humano (HPV).
- Reforma da unidade de produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro para Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).
- Nova fábrica para a produção do IFA da vacina DTPa (difteria, tétano e coqueluche).
- Reforma da unidade que produz soros e criação de uma nova área de envase e liofilização.
As autorizações para início das obras foram assinadas durante a cerimônia em São Paulo, considerada um dia histórico pelo ministro Padilha. “Hoje nós estamos presenciando um marco histórico que vai colocar o Butantan entre os maiores complexos de inovação tecnológica e industrial do mundo”, declarou.
O evento contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Fazenda Fernando Haddad e de outras autoridades.
O ministro da Saúde antecipou que a vacina contra a dengue produzida pelo Butantan deve ser disponibilizada ao público ainda este ano, começando a vacinação para pessoas a partir de 59 anos.
A vacina Butantan-DV, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a primeira do mundo em dose única contra a dengue, destinada a indivíduos de 12 a 59 anos.
























