Na manhã desta quinta-feira (30), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), presidido pelo prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, realizou uma Assembleia Geral Extraordinária no auditório Sérgio Leite de Andrade do Hospital Municipal Eliane Martins. O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de Saúde e agentes públicos de saúde dos 82 municípios integrantes do consórcio.
A reunião abordou pautas estratégicas para fortalecer o atendimento à população. Destacaram-se a introdução da telemedicina em alguns atendimentos realizados pelo SAMU, a proposta de atuação do serviço como apoio regional na remoção e transporte inter-hospitalar, e o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). Também foi anunciado o Conecta Samu 5.0, o 1º Fórum Regional de Urgência e Emergência do Leste de Minas, previsto para dezembro.
O diretor executivo do Consurge, Ernany Duque Júnior, explicou que a telemedicina já está em uso este mês em algumas chamadas, permitindo que os médicos avaliem os pacientes por vídeo, facilitando a análise e definição do tipo de veículo necessário para o transporte, seja uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou Avançado (USA).
Outro tema central foi a apresentação do serviço de apoio regional para a remoção e transporte inter-hospitalar, visando aumentar a eficiência e qualidade da saúde nos municípios, em resposta aos altos custos que têm sido gastos para transferências entre cidades. A decisão final para cada transferência será fundamentada em uma avaliação técnica rigorosa do médico regulador, priorizando a gravidade do caso e a adequação do transporte.
O prefeito Gustavo Nunes enfatizou a importância da proposta, que proporcionará um serviço que atualmente não está disponível para os municípios, gerando um impacto financeiro positivo e reduzindo a dependência de parceiros privados para a transferência de pacientes.
A prefeita de Sardoá, Ivania Maria Maia, compartilhou sua satisfação com os benefícios do Consurge em seu município, afirmando que o consórcio garante assistência humanizada e promove avanço na gestão da saúde local.
O Conecta Samu 5.0 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, no auditório do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares, trazendo uma programação que inclui palestras e debates sobre inovação na área de urgência e emergência.

























