Reforçando o compromisso com a saúde, o bem-estar e a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Metropolitano do Vale do Aço (HMVA), a Unimed Vale do Aço e a Unimag, promoveram uma ação especial voltada aos colaboradores, em parceria com o Senac em Ipatinga e a Mary Kay.
Durante o evento, alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac participaram de uma manhã de aprendizado e troca de experiências, levando informações valiosas sobre prevenção, autocuidado e a importância do autoexame. A iniciativa, além de conscientizar, proporcionou aos estudantes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, fortalecendo a formação técnica e humana.
Segundo Claudiane Xavier, orientadora de cursos do Senac em Ipatinga, a parceria foi fundamental para unir teoria e prática em uma ação de impacto social. “Hoje estamos aqui com os alunos do curso técnico de enfermagem, numa parceria com o HMVA, para essa ação sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama, que é muito importante. Este é o momento em que os alunos atrelam teoria à prática e proporcionam o benefício da prevenção e conscientização do diagnóstico precoce aos colaboradores”, destacou.
Os estudantes conduziram atividades educativas, como demonstrações com o projeto “Mamas Amigas”, iniciativa do Ministério da Saúde que utiliza modelos anatômicos para ensinar mulheres a realizarem o autoexame e identificarem possíveis alterações nas mamas.
“A gente auxilia e orienta as pessoas ao autoexame e à prevenção. É muito importante para nós, alunos, porque assim vemos que estamos habilitados a aplicar o que aprendemos e preparados para receber o público”, contou Rosilaine Martins, aluna do curso técnico de enfermagem do Senac.
Para tornar o momento ainda mais especial, consultoras e maquiadoras da Mary Kay estiveram presentes oferecendo sessões de maquiagem e cuidados com a pele, levando mais autoestima e acolhimento às colaboradoras do HMVA, Unimed Vale do Aço e Unimag.
A ação reforçou o compromisso da cooperativa com a promoção da saúde integral — física, emocional e social — e com a valorização da mulher, lembrando que o cuidado começa com a informação e o autoconhecimento.
























