O município de Santana do Paraíso foi reconhecido por sua gestão de excelência no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), alcançando a nota de 0,8760 em 2024. Este resultado posiciona a cidade entre as mais bem avaliadas de Minas Gerais.
A escala do IFGF varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor a situação fiscal do município. Com essa nota, Santana do Paraíso ultrapassa a média estadual de Minas Gerais (0,7040) e a média nacional (0,6463), evidenciando um compromisso com o uso responsável dos recursos públicos.
“Esse reconhecimento mostra que Santana do Paraíso segue no caminho certo, administrando os recursos públicos com responsabilidade, eficiência e garantindo que cada real seja revertido em benefícios para a população. O IFGF demonstra que estamos preparados para investir cada vez mais em saúde, educação, infraestrutura e qualidade de vida. Quem ganha com isso é a população de saber que tem uma prefeitura que conseguiu atingir 87% do índice de gestão de excelência”, destaca o prefeito Bruno Morato.
Em 2024, o IFGF avaliou 5.129 municípios no Brasil, compreendendo 98,2% da população nacional, e apenas 23,4% dos municípios alcançaram o nível de Gestão de Excelência, onde Santana do Paraíso se destacou. O levantamento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), analisa a qualidade da gestão fiscal das prefeituras brasileiras com base em dados oficiais declarados ao Tesouro Nacional. O índice é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos, medindo a capacidade dos municípios de equilibrar suas contas, investir em políticas públicas e manter a independência financeira.

























