A gestão do prefeito Vitor Prado anunciou, nesta terça-feira (25), que a Caixa Econômica Federal liberou o Saque Calamidade do FGTS para os moradores que residem nas áreas impactadas pelo temporal do dia 12 de janeiro, em Timóteo.
O benefício foi pleiteado após o reconhecimento pelo governo federal da Situação de Emergência decretada pelo município. Segundo o prefeito, a administração municipal compreende a importância deste recurso financeiro e está envidando esforços para apoiar as famílias afetadas.
O saque calamidade é limitado a R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais) por conta de FGTS daquele trabalhador que tenha saldo disponível e cuja residência foi afetada. A Caixa recomenda que os moradores verifiquem no aplicativo do FGTS se suas contas possuem saldo e se não estão bloqueadas, uma vez que se o trabalhador tiver feito antecipação do saque-aniversário, o saldo fica indisponível.
Segundo a Defesa Civil, 260 unidades habitacionais sofreram danos em Timóteo devido ao temporal, além de 3 instalações públicas. Essa estatística não inclui as inúmeras residências que também tiveram prejuízos, mas não foram contabilizadas.
Para solicitar o saque, não é necessário ir até uma agência da Caixa. O munícipe deve baixar o aplicativo FGTS, informar o município e cadastrar a conta bancária para onde deseja que o valor seja transferido. O aplicativo é descrito como fácil e intuitivo, solicitando documentos como identidade, um comprovante de endereço atualizado e uma foto em modo selfie.
O comprovante de endereço deve estar em nome do trabalhador que solicitará o saque. Em caso de perda ou extravio devido à enchente, serão aceitas segundas vias emitidas pela internet. São aceitas contas de água, luz, telefone, internet, IPTU, IPVA e outros, exceto envelopes, imagens de tela ou prints.
A liberação dos valores poderá ocorrer em até cinco dias úteis na conta indicada.


























