A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está mantendo, desde dezembro de 2023, uma força-tarefa contínua que visa zerar a fila de cadastramento e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Este cadastro é a porta de entrada para importantes benefícios sociais, incluindo o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa, Minha Vida e ID Jovem.
A iniciativa, que combina visitas domiciliares e atendimento presencial, já incorporou um total de 11.485 famílias ao sistema, atingindo um total de 42.752 cadastros até novembro de 2023.
O trabalho comenzó em janeiro de 2021, quando a atual gestão encontrou 31.267 famílias registradas. Desde então, foram atualizados 29.030 cadastros nos últimos dois anos, eliminando a demanda reprimida. O esforço é apoiado pelo prefeito e contou com a contratação de 20 entrevistadores sociais, garantindo que os benefícios alcancem aqueles que realmente precisam.
A qualificação cadastral segue quatro processos principais: averiguação de renda, para identificação de divergências; averiguação unipessoal, para corrigir inconsistências na composição familiar; revisão periódica, que mantém os dados atualizados; e, desde 2023, o povoamento automático de informações de renda formal, que otimiza o cruzamento de dados. Essas ações garantem a precisão das informações socioeconômicas, evitando bloqueios de benefícios e promovendo a inclusão social.
Para assegurar que os cadastros permaneçam atualizados, a administração municipal realiza visitas domiciliares mensais, em dois turnos, conduzidas por equipes compostas por assistentes sociais e entrevistadores da empresa terceirizada Amopeb, conforme determinações do governo federal. As famílias também têm a opção de atualizar seus dados presencialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na sede do CadÚnico, embora alguns benefícios exijam obrigatoriamente a visita domiciliar.
A equipe da SMAS orienta que os entrevistadores atuam uniformizados com roupas da Amopeb, estão identificados por crachás e utilizam veículos oficiais da Prefeitura. A população deve estar atenta a esses detalhes para evitar fraudes e colaborar com as equipes.
“Com essas medidas, Ipatinga fortalece a rede de proteção social, assegurando acesso eficiente e inclusivo às políticas públicas”, destacou Thales Hassen, secretário Adjunto de Assistência Social de Ipatinga.

























