A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (21), a indicação do vice-governador Thiago Pampolha para assumir a posição de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O resultado da votação, que contou com 57 votos favoráveis, 5 contrários e 7 abstenções, será publicado no Diário Oficial e comunicado ao governador Cláudio Castro.
O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), enalteceu a escolha de Pampolha e solicitou atenção às prefeituras do interior, afirmando: “Não tenho dúvidas quanto aos requisitos técnicos do Pampolha para ocupar a vaga. Ele já foi reconhecido pelo voto popular e espero que sua ida ao TCE ajude a mudar a máxima de punição de prefeitos do interior, que muitas vezes não conseguem ter quadro técnico adequado”.
Pampolha, em sua fala, destacou seus três mandatos como deputado na Alerj e sua atuação em comissões-chave, como a de Constituição e Justiça (CCJ), Orçamento e Tributação: “No intenso trabalho nesses colegiados, consegui uma bagagem das questões orçamentárias, com a apresentação de pareceres aos projetos de lei. Acredito que o cargo no TCE será uma grande experiência no meu currículo, uma mudança de vida que decidi em conjunto com a minha família”.
Renúncia
Com a aprovação de sua indicação, Pampolha oficializou sua renúncia ao cargo de vice-governador.
Trajetória
Aos 38 anos, Thiago Pampolha foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, sendo reeleito em duas ocasiões. Ele também atuou como secretário de Esporte, Lazer e Juventude e do Ambiente e Sustentabilidade, além de ter assumido o cargo de vice-governador do Rio em janeiro de 2023. Ele substituirá o conselheiro José Maurício Nolasco, que teve sua aposentadoria compulsória publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (19).


























