Sexta, 14 de novembro de 2025

Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF e novas direções

Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF e novas direções
Foto: ANTÔNIO AUGUSTO/STF

O ministro Luís Roberto Barroso informou, nesta quinta-feira (9), que se aposentará do Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão plenária de hoje foi a sua última na Corte.

“Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”, declarou Barroso.

O anúncio ocorre em um momento em que Barroso havia recentemente deixado a presidência do STF e enfrentava sanções do governo dos Estados Unidos.

Ele deve permanecer no cargo até a próxima semana, com a tarefa de liberar processos ainda sob sua responsabilidade.

Com a saída de Barroso, a responsabilidade para indicar um novo integrante para a Corte recairá sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Perfil do Ministro

Barroso chegou ao Supremo em 2013, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga do ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em novembro de 2012 ao completar 70 anos.

Nascido em Vassouras (RJ), Barroso possui doutorado em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e um mestrado em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de ingressar no STF, atuou como advogado e foi defensor de diversas causas relevantes, incluindo a interrupção da gravidez em casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.

*Com Agência Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias