O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu por videoconferência com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (6). A conversa durou 30 minutos e foi marcada por um pedido de Lula para a retirada da sobretaxa de 50% que incide sobre produtos brasileiros.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descreveu o encontro como “positivo” do ponto de vista econômico, ressaltando a boa relação construída entre os dois líderes durante a Assembleia Geral da ONU.
“Em tom amistoso, os dois líderes conversaram, relembrando a química que tiveram no passado”, informou o Planalto.
A ligação foi iniciativa de Trump, que também trocou números de telefone com Lula para facilitar a comunicação direta entre eles. Durante a conversa, Lula enfatizou a importância da restauração das relações diplomáticas entre os dois países, já que o Brasil é um dos poucos no G20 com superávit comercial junto aos EUA.
Lula solicitou a remoção da sobretaxa e das medidas restritivas contra autoridades brasileiras, mencionando que essa ação pode fortalecer os laços entre as duas nações.
Trump indicou o Secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às diversas negociações com representantes brasileiros, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin e o chanceler Mauro Vieira.
Os presidentes concordaram em se encontrar fisicamente em breve, possivelmente durante a Cúpula da ASEAN na Malásia. Lula também convidou Trump para participar da COP30, que ocorrerá em Belém, e se dispôs a viajar aos Estados Unidos.
























