Quarta, 24 de junho de 2026

Governo Lula revê a atuação estatal no mercado de combustíveis

A proposta de retorno da atuação estatal na distribuição de combustíveis ganha força no governo Lula, destacando as controvérsias em relação à privatização da BR Distribuidora.

Governo Lula revê a atuação estatal no mercado de combustíveis
Blog do PCO

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil), levantou a discussão sobre a possibilidade do retorno da atuação estatal na distribuição de combustíveis. Essa temática surge em meio a críticas do governo Lula à privatização da BR Distribuidora, efetivada durante a gestão de Jair Bolsonaro e agora conhecida como Vibra Energia.

Integrantes da administração têm se posicionado contra a operação, incluindo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que a qualificou como um “crime de lesa-Pátria”. Ele argumentou que a venda de ativos nacionais reduziu a capacidade do Brasil de produzir derivados, como o diesel.

Entretanto, o Planalto reafirma que irá honrar o contrato que impede a Petrobras de ingressar nesse mercado até 2029.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias