Inspirado pelo momento da COP30, o governador Romeu Zema apresentou uma proposta para a construção de um presídio de segurança máxima na Amazônia. Segundo Zema, a ideia é criar uma espécie de Alcatraz tropical, onde o isolamento total dos detentos impediria acesso a qualquer recurso e desestimulasse tentativas de fuga devido às dificuldades apresentadas pela floresta adensada.
A proposta é vista por muitos como uma solução logística inovadora, mas por trás disso, estaria o objetivo de uma alternativa para o envio de membros do PCC e do Comando Vermelho para o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), em El Salvador, que o governador teve a oportunidade de conhecer em uma visita realizada em maio.


























