Neste domingo (5), 61.308 eleitores de Três Rios, no centro-sul Fluminense, vão às urnas para decidir o novo prefeito e vice-prefeito do município. Para participar, os votantes devem ter domicílio eleitoral na cidade desde o dia 7 de maio de 2025 e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. As cinco chapas em disputa terão seus eleitos até 31 de dezembro de 2028. O horário para votação será das 8h às 17h.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos), que foi reeleito em 2024. Assim, os ministros determinaram uma nova eleição para os cargos, com data marcada para este domingo, independente de publicação de acórdãos ou recursos. A decisão foi unânime na sessão do dia 1º de julho.
Segundo o TSE, o caso de Joacir é similar a situações anteriores, onde as contas de sua gestão na Câmara Municipal foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), levando à sua inelegibilidade.
Candidatos em disputa
Os candidatos na corrida pela prefeitura são:
- Anderson Bento de Medeiros (PRD)
- Beatriz Retto Bogossian (PSD)
- Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos)
- Jorge Luis de Almeida Junior (DC)
- Juarez de Souza Pereira (Solidariedade)
Informações sobre a votação
Na data da votação, é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa dos eleitores, proibindo aglomerações ou vestuário padronizado. Também é crime a boca de urna e a divulgação de qualquer tipo de propaganda política durante o pleito.
























