Durante uma reunião na Câmara Municipal de Itabira, o vereador Marco Antônio Ferreira da Silva (Solidariedade), conhecido como ‘Marquinho da Saúde’, apresentou a indicação nº 556/2025 ao prefeito Marco Antônio Lage (PSB). A proposta busca criar um anteprojeto de lei que determina a implantação da capoeira como atividade extraclasse nas escolas da rede municipal de ensino.
A capoeira, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma manifestação cultural brasileira, tem grande relevância histórica e educacional e é um símbolo da cultura afro-brasileira. Sua prática traz benefícios ao desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos.
De acordo com o vereador, incluir a capoeira no ambiente escolar promove:
- Respeito à diversidade cultural;
- Disciplina;
- Cooperação;
- Autocontrole;
- Promoção da atividade física;
- Trabalho em grupo.
Marquinho da Saúde enfatizou ainda a importância da proposta para a saúde e o bem-estar das crianças. “Esse projeto vem de encontro à saúde também. Quanto mais esporte a criançada praticar — e não só as crianças, nós também —, melhor será a saúde de todos”, afirmou o parlamentar.
Ele também destacou que a capoeira não é apenas um esporte, mas sim uma manifestação cultural e formativa, sendo essencial para preparar cidadãos em diversos aspectos. “A capoeira não é só esporte, é cultura. Trazer isso para o contexto escolar é fundamental para formar cidadãos em todos os sentidos”, completou.

























