A Câmara Municipal de João Monlevade está analisando projetos de lei que visam a construção de novos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Os terrenos dos bairros Boa Vista e Sion serão cedidos à Caixa Econômica Federal (CEF) para a edificação de apartamentos.
Detalhes dos Projetos
O projeto para o Residencial Sion, localizado na avenida Sebastião Simão de Almeida, contempla a construção de cinco torres com quatro pavimentos cada, totalizando 80 apartamentos. Já o Residencial Dom Lélis Lara, na rua José Faustino Taveira, terá quatro torres com 64 unidades habitacionais.
Ao todo, os dois projetos atenderão 144 famílias monlevadenses. Para se inscrever, é necessário:
- Ter encargo de família;
- Residir em João Monlevade por pelo menos 2 anos;
- Ter uma renda bruta familiar de até R$2.850;
- Não possuir outro imóvel, mesmo financiado;
- Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais do governo.
Caso o número de interessados exceda o de unidades, será realizada uma concorrência pública para a escolha dos contemplados.
Tramitação Urgente
A tramitação dos projetos na Câmara deve ocorrer em um prazo de 45 dias devido ao regime de urgência, para evitar o trancamento da pauta legislativa. Essa celeridade é necessária, uma vez que 2026 será um ano de eleições federais, e há restrições para aprovações nesta época.
Histórico de Habitação em Monlevade
Vale ressaltar que João Monlevade já conta com um bairro completo criado através do MCMV, o Planalto, onde foram entregues 832 casas unifamiliares em outubro de 2015. Diferentemente deste bairro, os novos conjuntos habitacionais serão compostos por apartamentos.
























