Quinta, 25 de junho de 2026

Itabira promove igualdade racial com destaque nacional em evento governamental

Itabira se destaca em nível nacional ao apresentar sua experiência com a plataforma “Inclua Igualdade Racial”, ressaltando a importância da promoção da igualdade racial no Brasil.

Itabira promove igualdade racial com destaque nacional em evento governamental
Foto: Ascom/PMI

A cidade de Itabira ganhou destaque em nível nacional ao apresentar suas experiências na aplicação da plataforma “Inclua Igualdade Racial” durante o lançamento oficial do sistema promovido pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O município foi um dos convidados a compartilhar resultados e aprendizados obtidos na fase piloto da iniciativa, que visa aprimorar as políticas públicas de enfrentamento às desigualdades raciais na gestão pública.

A plataforma foi desenvolvida para apoiar governos municipais, estaduais e federais na avaliação de programas e serviços, oferecendo diagnósticos, materiais formativos e orientações técnicas que auxiliam na identificação de barreiras que impactam o acesso da população a direitos e oportunidades.

Itabira integrou o grupo de cidades que participaram da fase de testes do sistema, contribuindo diretamente para a construção metodológica da ferramenta. Durante esse processo, o município aplicou os instrumentos propostos, produziu diagnósticos e colaborou com avaliações que ajudaram a consolidar a versão que agora será disponibilizada nacionalmente.

Representando o município no evento, a coordenadora da Casa da Igualdade Racial, Nyara Crispim, participou de uma mesa de apresentação de experiências e destacou a importância da troca entre gestores públicos: “Foi uma oportunidade importante para mostrar como os municípios podem contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas. Levar a experiência de Itabira para um debate nacional demonstra que estamos no caminho certo ao investir em ações que promovem a igualdade racial de forma concreta e permanente”.

Inauguração da Casa da Igualdade Racial

O reconhecimento ocorre em um momento de ampliação das políticas locais. No dia 30 de junho, às 14h, será inaugurada a Casa da Igualdade Racial de Itabira, espaço voltado ao enfrentamento do racismo, promoção da igualdade racial e articulação de políticas públicas.

O equipamento deverá funcionar como ponto de acolhimento, orientação, desenvolvimento de projetos e fortalecimento do diálogo com movimentos sociais e instituições.

Segundo a secretária municipal de Governo, Dulce Citi, a inauguração reforça o compromisso da gestão com a pauta: “Ver Itabira sendo reconhecida em um espaço nacional mostra a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido no município pelo governo do Marco Antônio Lage. A Casa da Igualdade Racial nasce justamente para ampliar esse compromisso, transformando diálogo, escuta e participação em políticas públicas cada vez mais efetivas para a população”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias