A edição deste ano do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, realizada em Jacarta, na Indonésia, chegou ao fim. Pela primeira vez desde 2017, o Brasil não conseguiu subir ao pódio na competição.
Flávia Saraiva, a última esperança de medalha, terminou em quarto lugar na final da trave, realizada no sábado (25). O desempenho da carioca, de 26 anos, foi o destaque da equipe brasileira no evento e o melhor dela em Mundiais, superando a sexta posição de Stuttgart, na Alemanha, em 2019. Na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, a ginasta ficou em quinto lugar.
Flávia avançou para a final da trave com o segundo melhor desempenho nas eliminatórias, somando 13.833 pontos (5.5 pela dificuldade e 8.333 pela execução). Visando um lugar no pódio, optou por uma série mais complexa, que valeu 5.7 de nota. Com os 8.200 pontos recebidos pela execução, ela totalizou 13.900.
As medalhas da competição foram conquistadas por atletas que conseguiram notas acima de 14. O ouro foi para a chinesa Zhang Qingying (15.166), enquanto a argelina Kaylia Nemour e a japonesa Aiko Sugihara levaram prata e bronze, respectivamente.
Flávia comentou: “Queria muito tirar esse peso de que, em finais, a Flávia não acerta. […] É sempre um desafio ser a primeira, mas consegui fazer exatamente o que vinha treinando”, disse à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Além de Flávia, somente Caio Souza e Diogo Soares representaram o Brasil nas finais em Jacarta. No individual geral, Caio ficou em nono lugar e Diogo em 17º. Caio também competiu nas argolas, onde terminou em sexto.
É importante ressaltar que Rebeca Andrade, campeã mundial em 2023 e responsável por quatro das seis medalhas do Brasil na edição anterior, não participou do evento deste ano.
Mundial de Taekwondo
No segundo dia do Campeonato Mundial de Taekwondo, em Wuxi, na China, dois brasileiros competiram pela primeira vez. Guilherme Morais perdeu nas oitavas de final para o sul-coreano Jun Jang, enquanto Camilly Camargo caiu na segunda rodada para a cazaque Nodira Akhomedova.
O Brasil será representado neste domingo (26) por Matheus Gilliard, Ícaro Miguel e Thaisa de Souza. O país já conquistou o topo do pódio em Wuxi, com Maria Clara Pacheco, campeã na categoria até 57 kg.
























