A cerimônia para oficializar a parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) ocorrerá na próxima segunda-feira (20), às 9h30, no Centro Cultural da cidade.
Esse acordo é um passo importante para a diversificação econômica do município, que contará com a presença do IFMG e será financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico, com evolução prevista ao longo de 48 meses. A escola funcionará no local atualmente ocupado pela Prefeitura, que em breve será desocupado.
Inovação e Empreendedorismo
De acordo com a administração do prefeito Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho), o Parque Tecnológico oferece inovação, empreendedorismo e geração de empregos qualificados. O projeto incluirá:
- Espaços de coworking modernos e funcionais
- Laboratórios e ambiente maker para prototipagem
- Cursos de formação e de pós-graduação
- Uma incubadora de empresas em um distrito vocacionado para produção de alimentos
Essas ações visam modernizar a região central de São Gonçalo e estimular o desenvolvimento de tecnologias locais.
Pioneirismo do IFMG
São Gonçalo será a primeira cidade a receber uma Unidade Tecnológica Federal, parte do projeto pioneiro do IFMG que busca descentralizar a inovação no Brasil. O parque terá foco na pesquisa aplicada, aproximação do setor produtivo ao ambiente acadêmico e no fortalecimento da economia local.
A previsão é de que, durante os quatro anos, sejam desenvolvidas pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial e Produtos Alimentícios Artesanais e oferecidos novos cursos técnicos e de especialização.
























