Terça, 11 de novembro de 2025

Prova Nacional Docente 2025 destaca idadismo como desafio na educação

Prova Nacional Docente 2025 destaca idadismo como desafio na educação
© Joédson Alves/Agência Brasil

A questão discursiva da Prova Nacional Docente (PND), realizada neste domingo (26), abordou o idadismo como um desafio social e educacional no Brasil.

O idadismo, também conhecido como etarismo, refere-se ao preconceito, estereótipos e discriminação contra indivíduos ou grupos baseados em sua idade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destacou no enunciado da questão a relevância de combater esses estereótipos e práticas discriminatórias, além de promover uma maior integração entre as diversas gerações no ambiente escolar. O conteúdo se baseou no Relatório Mundial sobre o Idadismo de 2023, produzido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A redação a ser elaborada pelos candidatos deve analisar os efeitos das diferenças geracionais no contexto escolar, sugerindo atividades que combatam o idadismo e promovam a integração intergeracional nas instituições de ensino.

Textos Motivadores

Para auxiliar na construção da redação, os mais de 1,08 milhão de candidatos inscritos tiveram acesso a textos motivadores. Um dos materiais é o 22º artigo do Estatuto do Idoso, que propõe a inclusão de conteúdos sobre envelhecimento e valorização da pessoa idosa nos currículos escolares.

Outro material disponível é um trecho da obra À Sombra Desta Mangueira, do educador Paulo Freire, que reflete sobre juventude e velhice como posturas essenciais na aprendizagem.

Prova Objetiva

Além da parte discursiva, os candidatos responderão a questões objetivas relacionadas à formação geral docente e ao componente específico de 17 áreas da licenciatura. A parte objetiva conta com 30 perguntas e a discursiva é baseada em conteúdos relevantes para a formação de um professor.

A parte específica abordará 50 questões de múltipla escolha, cobrindo temas como artes visuais, ciências biológicas, educação física, entre outros.

A prova, com duração total de 5 horas e 30 minutos, encerra-se às 19h, conforme o horário de Brasília.

Entendendo a PND

A Prova Nacional Docente (PND) não é um concurso ou certificação, mas uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) para analisar o conhecimento e a formação dos novos professores. Seu objetivo é auxiliar estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino, buscando assim aumentar o número de professores efetivos e qualificados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias