Os estudantes e interessados na sexta edição do Trilhas de Futuro agora têm mais tempo para se inscrever em um curso técnico gratuito. O projeto, promovido pelo Governo de Minas e gerido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), estendeu o prazo de inscrições até a quarta-feira, 1 de outubro.
Considerada uma das maiores iniciativas de formação técnica do país, o projeto oferece nesta edição 50 mil novas vagas gratuitas em cursos técnicos distribuídos em 156 municípios mineiros. Para participar, é necessário acessar o site oficial do Trilhas de Futuro, clicar na aba Estudantes e escolher até duas opções de curso. A alocação dos alunos será feita de acordo com os critérios previstos no edital disponível aqui.
Desde a sua criação, o Trilhas de Futuro já garantiu formação gratuita para mais de 90 mil jovens mineiros. Além de isentá-los das mensalidades, os participantes recebem auxílio transporte e auxílio alimentação, proporcionando melhores condições de permanência e aumentando as chances de empregabilidade.
“O Trilhas de Futuro é uma grande oportunidade para os nossos estudantes. São mais de 199 cursos em 156 municípios, permitindo desenvolver habilidades técnicas e abrir portas para o mercado de trabalho e para a educação superior. É fundamental que todos aproveitem essa chance e se inscrevam no site do projeto”, destaca Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica.
Quem pode participar
O projeto é destinado a estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também pessoas que já concluíram o ensino médio.
As oportunidades são distribuídas de acordo com a demanda regional, assegurando que os cursos estejam alinhados às principais áreas de empregabilidade de cada localidade. Ao todo, são mais de 35 áreas estratégicas atendidas, como saúde, tecnologia, indústria, agropecuária e serviços.
NOVIDADES DA EDIÇÃO
Entre os destaques da sexta edição está o lançamento do Descobridor de Trilhas, o primeiro teste vocacional gamificado do mundo na plataforma Roblox. Em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-MG) e desenvolvido pela agência Cálix, esse recurso transforma a escolha profissional em uma experiência interativa e divertida.
No ambiente virtual, os estudantes podem explorar carreiras, interagir com avatares de diferentes profissões, completar missões que simulam atividades de trabalho e, ao final, receber recomendações de cursos técnicos compatíveis com seu perfil.
Outra novidade é a implementação de um chatbot no sistema de inscrições, concebido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em colaboração com a SEE-MG. Utilizando inteligência artificial, este recurso ajuda os candidatos durante todo o processo, respondendo dúvidas em tempo real e sugerindo cursos com base nas informações fornecidas.
























