Terça, 09 de junho de 2026

Pagamento da sexta parcela do programa Pé-de-Meia começa nesta segunda-feira

Pagamento da sexta parcela do programa Pé-de-Meia começa nesta segunda-feira
© Seduc-Ceará

O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira (25), o pagamento da sexta parcela aos participantes do programa Pé-de-Meia de 2025.

Os beneficiados pelo programa são os estudantes do ensino médio matriculados na rede pública regular e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), todos inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Nesta nova etapa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos repassados pelo MEC, indica que aproximadamente 3,4 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício até a próxima segunda-feira (1º).

Os alunos nascidos nos meses de janeiro e fevereiro receberão na data de hoje o valor de R$ 200, correspondente ao incentivo-frequência às aulas. Para ter direito ao benefício, é necessária uma presença mínima de 80% nas aulas.

PAGAMENTO ESCALONADO

Os pagamentos do incentivo-frequência ocorrerão até o dia 1º de setembro, conforme o mês de nascimento dos alunos matriculados no ensino médio da rede pública.

Confira o calendário:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 25 de agosto;
  • Nascidos em março e abril: 26 de agosto;
  • Nascidos em maio e junho: 27 de agosto;
  • Nascidos em julho e agosto: 28 de agosto;
  • Nascidos em setembro e outubro: 29 de agosto;
  • Nascidos em novembro e dezembro: 1º de setembro.

EJA

A parcela única dos concluintes aprovados no semestre da modalidade educação de jovens e adultos será paga entre 25 de agosto e 1° de setembro, no valor de R$ 1 mil.

DEPÓSITOS

A sexta parcela da chamada poupança do ensino médio de 2025 está sendo depositada em uma conta poupança da Caixa Econômica, aberta automaticamente em nome dos estudantes. O valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente, se o participante desejar, acessando o aplicativo Caixa Tem, caso tenha 18 anos ou mais.

Para menores de idade, será necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta, que pode ser feita no próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.

O status dos pagamentos (rejeitados ou aprovados), bem como as informações escolares e regras do programa poderão ser consultadas no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. Informações sobre os pagamentos também podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem ou no aplicativo Benefícios Sociais.

INCENTIVOS

A poupança do ensino médio possui quatro tipos de incentivo financeiro-educacional:

  • Incentivo-matrícula: R$ 200, pago uma vez por ano, pelo registro da matrícula no início do ano letivo;
  • Incentivo-frequência: R$ 200 por cada parcela de frequência mínima escolar de 80%, totalizando nove parcelas durante o ano;
  • Incentivo-conclusão: R$ 3 mil ao final do ensino médio, condicionado à aprovação em cada um dos três anos do curso e participação em avaliações;
  • Incentivo-Enem: R$ 200 pagos após a participação nos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dessa forma, o total de incentivos financeiros pode alcançar R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio.

PÉ-DE-MEIA

Este programa do governo federal é voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública e funciona como uma poupança, promovendo a permanência e a conclusão escolar nesta etapa de ensino. O MEC esclarece que a inclusão no programa é automática, sem necessidade de inscrição.

Saiba mais sobre os requisitos para ser inserido no programa aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias