Terça, 11 de novembro de 2025

Receita Federal disponibiliza consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025

Receita Federal disponibiliza consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025
© Marcello Casal JrAgência Brasil

A Receita Federal informa que, a partir das 10h desta terça-feira (23), é possível realizar a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025.

Este lote abrange restituições que foram transmitidas fora do prazo e que tiveram pendências resolvidas pelos contribuintes, além das restituições residuais de anos anteriores.

No total, 387.277 contribuintes receberão a quantia de R$ 1.035.303.774. Os pagamentos serão distribuídos da seguinte maneira:

  • 234.920 contribuintes que utilizaram declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX;
  • 66.637 entre 60 e 79 anos;
  • 46.222 restituições para não prioritários;
  • 16.926 para contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 15.604 para contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 6.968 para contribuintes com deficiência, física, mental, ou moléstia grave.

Como Consultar

A consulta pode ser feita diretamente na página da Receita Federal. O contribuinte deve acessar Meu Imposto de Renda e clicar em Consultar a Restituição. Adicionalmente, essa consulta também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Os pagamentos serão realizados ao longo do dia 30 de setembro, na conta ou chave PIX do tipo CPF que foi informada na declaração do imposto de renda.

Caso o contribuinte não figurar na lista, é recomendado que acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e consulte o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Se a restituição não for depositada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, pelo Portal BB ou entrando em contato com a central de atendimento do banco.

Observação: se não houver resgate após um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor no Portal e-CAC. Para isso, deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, na opção Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias