Quarta, 12 de novembro de 2025

Embaixadores da União Europeia visitam Minas Gerais para fortalecer parcerias econômicas

Embaixadores da União Europeia visitam Minas Gerais para fortalecer parcerias econômicas
Foto: Reprodução/Gil Leonardi / Imprensa MG

Uma comitiva de 19 embaixadores da União Europeia (UE) esteve em Minas Gerais nesta quinta-feira (25). O encontro, realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, proporcionou um espaço para discutir cooperação em diversas áreas, incluindo economia, turismo, meio ambiente e segurança.

A visita faz parte da agenda diplomática da UE no Brasil e ocorre em um momento decisivo para o avanço do Acordo de Associação entre Mercosul e a União Europeia, cujas negociações foram concluídas em 2024 e devem ser assinadas em 2025. O tratado prevê a redução de barreiras alfandegárias, visando a ampliação do comércio entre os blocos.

De acordo com dados do Governo de Minas, em 2024, o fluxo comercial do estado com países da União Europeia superou US$ 9,3 bilhões, com um saldo positivo de cerca de US$ 3,1 bilhões. Os principais parceiros comerciais são Países Baixos, Alemanha, Itália, Bélgica e França.

A União Europeia é composta por 27 países, com uma população de aproximadamente 449 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em 17 trilhões de euros. O bloco representa cerca de 6% da população mundial e é um dos principais destinos das exportações mineiras.

“Estou tendo a felicidade de receber diversos embaixadores da comunidade europeia. Na reunião que tivemos, deixei claro que Minas Gerais tem total interesse em manter relações comerciais com estes países. Esperamos que o Mercosul e a comunidade europeia cheguem a um consenso, isso será excelente para os países dos dois blocos”, destacou o governador de Minas, Romeu Zema.

A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, enfatizou que o objetivo é fortalecer as relações já existentes: “Temos um estoque importante de investimentos no Brasil e queremos ampliar essa base com mais cooperação econômica, especialmente em estados como Minas Gerais”.

Entre as iniciativas de cooperação em andamento estão acordos de irmanamento com as regiões de Hauts-de-France (França) e Piemonte (Itália), além de memorandos de entendimento com câmaras de comércio em Portugal e Catalunha (Espanha).

Nos últimos anos, Minas tem enviado delegações oficiais a países europeus, como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Bélgica, em busca de parcerias em ciência, tecnologia, turismo e indústria. A visita desta semana reforça o papel estratégico do estado nas relações internacionais e sinaliza novas possibilidades de investimentos.

*Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias