A nova modalidade de crédito, Pix Parcelado, que permite ao usuário dividir um pagamento via Pix em parcelas, terá sua regulação publicada na última semana de outubro, conforme anunciado pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (3). Antes prevista para setembro, a implementação do Pix Parcelado foi adianta.
De acordo com o BC, a primeira fase da regulação terá como foco a padronização do produto, com o intuito de aprimorar a experiência dos usuários. As iniciativas privadas que oferecem crédito ou parcelamento associado ao pagamento via Pix poderão continuar operando, desde que não conflitem com a nova regulação.
No início de dezembro, o BC apresentará os procedimentos operacionais e as normas para garantir uma experiência uniforme ao usuário, tanto durante a contratação do crédito quanto ao efetuar os pagamentos das parcelas. Após a publicação das novas regras, haverá um período para que as instituições financeiras se ajustem às diretrizes.
No mesmo comunicado, o BC também anunciou que, a partir deste sábado (4), irá bloquear as chaves Pix identificadas como relacionadas a golpes e fraudes, como parte dos esforços para reforçar a segurança do sistema.
























