Conhecido como Festival das Luzes, o Diwali representa a vitória da luz sobre as trevas e marca o início de um novo ano no calendário hindu. A segunda edição do festival acontece neste final de semana (18 e 19) no Largo da Batata, em São Paulo, com mais de 100 opções de comidas típicas.
A programação é gratuita e se estende das 11h às 21h, incluindo apresentações de danças indianas e a Cerimônia das Luzes, onde os participantes são convidados a criar desenhos coloridos no chão para recepcionar divindades hindus. Performances de cantores e DJs apresentam a música contemporânea da Índia. Acesse mais detalhes na rede social do evento.
As barracas de comida são uma das maiores atrações. Entre os destaques, encontramos as Samosas, pastéis fritos recheados com batata, ervilhas e especiarias, além do famoso butter chicken, um curry elaborado com frango e combinação de temperos, incluindo a pimenta caiena.
Guilherme Caetano, organizador do evento, menciona que a culinária indiana enfrenta preconceitos online, muitas vezes retratada de maneira negativa. “A comida indiana recebe uma má reputação, mas muitos pratos são ligados ao ayurveda, uma prática milenar que busca o equilíbrio da saúde.”
“É uma culinária bem diferente da nossa. Ela sofre um preconceito por parecer falta de higiene, mas é limpa por se basear nos princípios do ayurveda”, destaca Caetano.
No Brasil, o festival proporciona um verdadeiro espetáculo no Largo da Batata, que mescla tradições hindus com elementos de religiosidade pessoal. Caetano comenta sobre a cerimonia que se tornou um dos momentos culminantes do evento, onde os participantes interagem enquanto realizam as mandalas com giz e preparam-se para acender velas.

























