A TV Brasil lança uma nova atração semanal com a estreia da série documental Game Dev Brasil, uma produção independente sobre jogos eletrônicos, nesta quinta-feira (25), às 23h. Com dez programas de 26 minutos, a obra, ainda inédita na telinha, faz uma imersão no universo dos desenvolvedores de games do país.
O seriado revela as principais facetas desta indústria que está na vanguarda da interatividade audiovisual, mostrando o ciclo do mercado e destacando o trabalho tanto de grandes empresas quanto de modelos de negócios autônomos.
A proposta da série é traçar um panorama sobre um segmento que movimenta milhões e envolve parcerias internacionais. Game Dev Brasil acompanha desenvolvedores independentes que trabalham sozinhos em seus computadores pessoais, com a ambição de transformar seus jogos em fontes de renda.
Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp: WhatsApp
Dirigido e roteirizado por Elias Guerra, Game Dev Brasil foi produzido em 2024 pela Rodô Audiovisual e desenvolvido através do edital Prodav TVs Públicas. O primeiro episódio apresenta um histórico sobre a evolução tecnológica do setor, desde o primeiro game designer brasileiro até experiências recentes com VR, AR e novas tecnologias interativas.
Além de apresentar depoimentos de especialistas, como o pioneiro Renato Degiovani e a desenvolvedora de jogos Ana Ribeiro, a série busca desmistificar o mercado de games e mostrar o lado humano e divertido do desenvolvimento de jogos, enfatizando aspectos como criatividade e a capacidade dos profissionais brasileiros de resolver desafios.
Nos próximos episódios, Game Dev Brasil abordará as realizações de desenvolvedores independentes, conceitos de jogos indie e AAA, além das vantagens e dificuldades de diferentes modelos de equipes de desenvolvimento.
A dinâmica da produção procura quebrar preconceitos e esclarecer dúvidas, introduzindo os espectadores ao lado fascinante deste mercado e permitindo que mais pessoas conheçam a indústria criativa dos jogos no Brasil.
O seriado inédito é exibido na TV Brasil às quintas-feiras, às 23h, com horários alternativos na madrugada, às 2h30. É uma das obras selecionadas pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
























